Um novo plano para sua saúde!

Saúde para todo o corpo: medicina, nutrição e psicologia

Serviços

Conheça os serviços que nossa clínica oferece

Nossa equipe

Conheça os nossos profissionais

Notícias

Confira nossos artigos sobre saúde

Como a fibromialgia pode ser tratada com exercícios físicos?

Fibromialgia

Fibromialgia: O que é, sintomas e causas

             A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor, principalmente, nos tendões e articulações e atinge o público feminino em 90% dos casos. Por ser uma síndrome, está associada também ao funcionamento do sistema nervoso central e apresenta outros diversos sintomas como fadiga, alterações do sono, falta de disposição, distúrbios intestinais e psicológicos, como depressão e ansiedade. Sua causa ainda é desconhecida e pesquisadores associam o aparecimento da doença aos baixos níveis de serotonina dos portadores, assim como desequilíbrios emocionais, tensão e estresse.

Tratamento da Fibromialgia

            A doença não possui cura e seu processo de diagnóstico é considerado difícil, dado que não há um exame específico para a patologia, contudo, sabe-se que a fibromialgia causa uma sensibilidade muito maior a dor, em que os pacientes sentem dores exageradas em machucados considerados comuns na musculatura. Desse modo, a doença e o exercício físico parecem duas coisas opostas, mas ao contrário do que muitos pensam, a musculação é uma ótima forma de tratamento contra a fibromialgia.

            Os exercícios físicos são uma ponta da estratégia terapêutica para amenizar os sintomas da fibromialgia, pois o tratamento deve ser assistido por profissionais de educação física. Por se tratar de uma doença crônica, infelizmente, muitos portadores são desencorajados a procurar tratamento, piorando o sofrimento físico e mental do paciente. Nessa lógica, a administração somente por terapia ou medicamentos não é suficiente, a abordagem para tratamento deve ser multidisciplinar e constante, assim, recomenda-se que o paciente comece a praticar exercícios de forma gradual.

A importância dos exercícios físicos para a fibromialgia

            As atividades físicas, ao serem realizadas, liberaram no corpo substâncias como a endorfina, que promove a sensação de bem-estar no corpo, combatendo sintomas como dor, fadiga e problemas de sono. Além disso, a prática permite a manutenção da independência física, psíquica e social, frequentemente impactadas pela fibromialgia, importante na preservação da autonomia funcional e qualidade de vida dos pacientes. No CASA, os pacientes da terceira idade diagnósticados com fibromialgia têm acesso ao tratamento completo, da terapia aos exercícios físicos acompanhados por profissionais qualificados na área.

            Se não há cura, que, pelo menos, haja conforto que você encontra conosco, em nossa CASA!

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Onde nos encontrar?

Avenida Marabá, 730. Bairro: Bela Vista. Cidade: Patos de Minas/MG.

CEP: 38703236.

Abrir Chat
Você precisa de ajuda?