Um novo plano para sua saúde!

Saúde para todo o corpo: medicina, nutrição e psicologia

Serviços

Conheça os serviços que nossa clínica oferece

Nossa equipe

Conheça os nossos profissionais

Notícias

Confira nossos artigos sobre saúde

Sobre o Centro de Saúde

O QUE ESPERAR DA MUSCULAÇÃO?

A prática dos exercícios resistidos, geralmente realizados com pesos progressivos, recebe o nome de “musculação” porque o estímulo para aumento da massa muscular é acentuado. No entanto, esse efeito não é um objetivo facilmente atingido: os exercícios precisam ser realizados com cargas crescentes que imponham dificuldade para a sua realização, a regularidade das sessões é importante, assim como uma boa alimentação. Também não deve haver excesso de outras formas de atividade física e de estresse emocional. O estresse pode determinar até mesmo a diminuição da massa muscular, apesar de musculação adequada, devido ao aumento do hormônio cortisol. Muitas pessoas não possuem constituição genética favorável e apresentam dificuldade para aumentar a massa muscular. No entanto, mesmo essas pessoas podem esperar importantes benefícios com a prática da musculação.

A musculação produz estímulos muito eficientes para a redução da gordura corporal e para o fortalecimento dos ossos. O aumento da taxa metabólica faz com que o organismo utilize mais calorias em repouso. Os ossos se fortalecem pela reestruturação do tecido ósseo, mesmo quando não aumentam os valores da densitometria. O aumento da massa muscular ou a simples tonificação dos músculos, associados à redução da gordura corporal têm importantes efeitos modeladores do corpo.

A musculação também é o mais eficiente exercício para estimular a saúde geral e o bem estar das pessoas. Por mecanismos diversos apenas recentemente esclarecidos o controle de doenças cardiovasculares, do diabetes e da obesidade é muito facilitado pelos efeitos da musculação. O aumento da força muscular permite a realização confortável e segura das atividades da vida diária e a melhor convivência com processos degenerativos articulares que produzem dores. No entanto, o controle de dores crônicas somente ocorre quando aumenta de forma significativa a força muscular. Por essa razão as pessoas com dores crônicas precisam esforçar-se para aumentar as cargas nos exercícios. Paradoxalmente, o aumento de cargas pode provocar dores em estruturas fragilizadas por desgastes. Quando isso ocorre, adaptações nos exercícios devem ser feitas: mudança nas técnicas de execução, redução de amplitudes e de cargas, e eventualmente substituição de exercícios. Não são realistas as expectativas de fortalecer os músculos sem aumentar os pesos e de não correr o risco de apresentar alguma dor no processo de fortalecimento. Importante é saber que profissionais competentes podem conduzir as pessoas com segurança no caminho da musculação em todas as condições de saúde, embora nem sempre sem algum desconforto.

Outro aspecto importante é que o fortalecimento muscular é um processo lento e muitas vezes o controle de dores crônicas pode demandar muitos meses de treinamento persistente.

Dr. José Maria Santarem

Compartilhe este post!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Onde nos encontrar?

Avenida Marabá, 730. Bairro: Bela Vista. Cidade: Patos de Minas/MG.

CEP: 38703236.